Arbitragem: uma opção para fugir da morosidade jurídica

foto do palácio de justiça de Brasília

Em 2014, o país acumulava 99,7 milhões de processos em tramitação (você não leu errado, são 99,7 milhões) e o volume desses processos cresce de 3% a 4% ao ano. Anualmente, o número de casos solucionados (28,9 milhões) é menor do que o de novos casos abertos (28,5 milhões). Tudo isso faz com que a demora para se obter uma sentença – através do modelo jurídico tradicional – pode se estender por anos.

Amparadas por lei e pelo novo Código de Processo Civil, e criadas para combater esse problema, foram criadas em todo o país algumas alternativas como câmaras de mediação e arbitragens privadas. Já existem, inclusive, entidades (FEBRAEC) que se responsabilizam pelo controle e regulamentação da atividade, bem como o oferecimento de treinamentos e capacitação para os interessados.

As vantagens de um processo que tramita entre as Câmaras de Mediação são inúmeras, mas a principal está ligada à rapidez na sua resolução, que pode acontecer em poucos meses. Como consequência, os custos com o procedimento também diminuem (bem como os honorários com advogados), visto o impedimento daquilo que mais contribui para a lentidão de nosso sistema judiciário: os recursos.

estátua representando o sistema judiciário

O que é a FEBRAEC?

A Federação Brasileira de Empresas de Consultoria e Treinamento é uma instituição sem fins lucrativos, atuante em todo o território nacional. São duas suas principais frentes: o auxílio às empresas de consultoria com prospecção de oportunidades, estimulando os negócios e a promoção de eventos que facilitem o contato com possíveis clientes; e o desenvolvimento e treinamento do árbitro. É importante frisar que qualquer pessoa capacitada pode atuar como árbitro na resolução de um conflito, sem precisar, necessariamente, ser advogado(a).

objetos representantes do sistema judiciário

Se você se interessa pela área, gostaria de se aprofundar e aproveitar para, possivelmente, ganhar uma renda extra, trazemos aqui um dos mais conceituados Cursos de Arbitragem do Brasil. Confira!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *