Entenda o Conceito de SCRUM e Gestão Ágil

Muito se fala sobre a gestão de projetos e como ela deve ser utilizada de maneira consciente para atingir resultados. No entanto, cada vez mais novas modalidades estão surgindo, como a gestão ágil de projetos e a metodologia SCRUM de gerenciamento e execução.

scrum

O objetivo destas técnicas é realizar as atividades e processos com qualidade, porém atribuindo o fator velocidade e eficiência a elas. Desta maneira, os resultados são atingidos de maneira mais rápida e precisa, respeitando o contexto dos projetos e aproveitando de maneira mais otimizada os recursos empregados.

Em 2018, o Brasil está se recuperando de uma das maiores crises econômicas de sua história. Esta recuperação tem fomentado o empreendedorismo e a busca por liberdade financeira e profissional por parte de muitos brasileiros. Desta forma, a gestão ágil de projetos tem se destacado por oferecer uma capacitação em uma metodologia que traz resultados a curto prazo.

Dentre algumas metodologias atribuídas a gestão ágil, destacamos o método SCRUM. No SCRUM, as atividades são divididas em ciclos de atuação rápida e intensa, chamados de Sprints. Nestes ciclos, ocorre primeiro uma etapa de planejamento e as atividades e responsáveis são definidos. As tarefas então são dispostas em um backlog e iniciadas. Ao longo do ciclo semanal, a equipe realiza reuniões diárias onde se traçam os panoramas atuais, trocam-se experiências e novos pontos e planos são atualizados.

A técnica de SCRUM tem se destacado mundialmente como uma forma eficiente e precisa de se trabalhar a gestão de projetos, ainda por cima fomentando o maior conhecimento e participação dos stakeholders envolvidos. Desta forma, cursos como o Formação Scrum Master tem se destacado cada vez mais por oferecerem uma capacitação completa e direcionada para a atuação em SCRUM.

Caso se interesse mais sobre o tema, confira mais postagens de nossa equipe sobre gerenciamento e execução de projetos, além do empreendedorismo e o sucesso profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *