Qual seu perfil: setor público ou privado?

Boa tarde seguidores e seguidoras do blog!

Hoje iremos falar sobre OPORTUNIDADES! E quem não conhecer grandes oportunidades, nao é mesmo?

Muitos recém formados estão enviando emails pedindo dicas do que seguir, q estao perdidos e sem oportunidades.

Basicamente, existem três caminhos:

  1. Setor público, onde geralmente é necessário passar em um concurso publico e gera a estabilidade do emprego
  2. Vida acadêmica, fazer um mestrado e doutorado e seguir a vida em universidades
  3. Iniciativa privado ==> Empreender

Falando um pouquinho dos caminhos:

Para entrar no setor público, a pessoa tem que estudar bastante para conseguir aprovação nos concursos. Lembre-se que com a crise, muitos estudantes se formaram e ficaram desempregados. Assim, escolheram o caminho de estudar para concursos. Atualmente, com o advento da tecnologia, existem diversos cursos online que ajudam os alunos a se prepararem, como o pacote de audios da editora audiojus.

Na vida acadêmica, a pessoa tem que ter perfil de pesquisador e didática para ensinar

Na iniciativa privada, ou a pessoa será funcionário ou será dono. Mas ser dono de um negócio exige espirito de empreendodorismo. Você sabe o que é isso? De acordo com o Sebrae, numa visão mais simplista, podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo, e parte para a ação.

Ser empreendedor significa, acima de tudo, ser um realizador que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação.

Seguindo este raciocínio, a professora Maria Inês Felippe, em seu suplemento Empreendedorismo: buscando o sucesso empresarial, defende a ideia de que o empreendedor, em geral, é motivado pela autorrealização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente.

Considera irresistíveis os novos empreendimentos e propõe sempre ideias criativas, seguidas de ação. A autoavaliação, a autocrítica e o controle do comportamento são características do empreendedor que busca o autodesenvolvimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *